sábado, 18 de abril de 2009

E por falar em saudade...

Sem dúvida, uma das palavras mais difíceis de explicar, é saudade. Sim, todos sabemos que só existe em português e por isso, se torna quase impossível explicá-la a alguém que não fale nossa língua. Entretanto, creio que não é uma tarefa muito fácil descrever esse sentimento, para qualquer pessoa.
Segundo Wikipédia saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Sempre fui uma escrava da saudade, com meu apego ao passado e demasiado sentimentalismo. Agora, o cenário mudou. Não sinto mais saudade de quem foi embora, mas sim de quem e do que ficou. Sentir saudade, talvez seja a maior dificuldade para quem mora em outro País. O idioma, aprendemos. Amigos, bem vindos sejam os novos! Emprego, demora um pouco, mas, acabamos encontrando. Agora essa tal saudade....
Confusa mescla de dor e afago que, provavelmente, vai habitar dentro de mim, nesses dois anos em solo argentino.
Escrevi esse texto pensando no sorriso e abraço da mãe, nas conversas e parcerias do pai. Nas risadas e jogos de play 2 com os irmãos, na alegria das cunhaditas queridas.
Nas festas, churras, companhia de todos os amigos, almoços de domingo e nas festas cheias de dança e gargalhada com as gurias. Nos primos mais amigos do mundo. Na Anastácia, cadela mais louca que conheço. Nos ex-colegas de trabalho. Na redenção, pôr do sol do Guaíba, Beira Rio,bares da cidade baixa, Casa de Cultura...
A música já diz: " Ter saudade até que é bom é melhor que caminhar vazio...".
"Ojala" tudo que estou vivendo e as pessoas que estou conhecendo aqui, me deixem saudade. De certa forma, essa companheira me conforta.

3 comentários:

  1. Bah disse tudo...estou passando pelo mesmo e um dia como hoje, cinzento, frio e com final de campeonato gaúcho faz a saudades ficar ainda maior...bjs!

    ResponderExcluir
  2. "saudadear", podia ter um verbo...
    é uma das atividades correntes aqui em portugal, além de estudar, passear, viajar, conversar, encontrar...
    um beijo, de sorte e alegria!
    viva bs as!
    (beijo no fito se encontrar ele na rua)

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele,
    Estou indo passar as férias emBuenos Aires para estudar espanhol.Conhecer seu blog foi uma surpresa maravilhosa! Gostaria de conhecer você e a Ziza.Tenho também um blog que se chama Ilha de vidro.Ele estava parado mas ao ler no blog da Ziza um texto do carpinejar,que também sigo faz um tempo,resolvi voltar a escrever.vamos entrar em contato!
    Um abraço,
    Thaisa

    ResponderExcluir